Um dos objetivos do ensino de Ciências da Natureza nas escolas é aproximar os estudantes das práticas, processos e procedimentos usados pelos cientistas para produzir conhecimento. Compreender como se faz ciência capacita os estudantes a entender com mais clareza conceitos científicos e, assim, a validar, refutar ou aprofundar-se em discursos baseados em argumentos científicos (MUNFORD e LIMA, 2007). Dessa forma, a escola contribui para que os alunos consigam avaliar a produção de novas tecnologias e se posicionar quanto ao seu uso de maneira ética e responsável.
Nesse contexto, uma abordagem de ensino investigativa proporciona aos estudantes vivências das práticas científicas (SASSERON, 2015; SANTANA, 2022). Pensando nisso, foram desenvolvidas, com os alunos do 7º Ano, em 2023, várias oportunidades para a experimentação científica.
Em uma delas, os estudantes foram desafiados a elaborar um método que poderia favorecer a conservação ou acelerar o apodrecimento de uma fatia de pão de forma. O objetivo dessa prática foi estudar os microrganismos e ajudar os estudantes a compreenderem quais condições ambientais podem favorecer ou não o crescimento microbiano.
Para isso, os estudantes definiram o método que iriam utilizar tanto para conservar quanto para apodrecer a fatia de pão e elaboraram hipóteses que explicassem por que o método proposto iria funcionar. Depois, foram orientados a colocarem em prática as suas estratégias e a testarem as suas hipóteses em casa com ajuda dos familiares. Após 10 dias, os resultados do experimento foram discutidos em sala e os alunos tiveram a oportunidade de comparar os seus resultados com os dos colegas.
Por meio dessa atividade, os estudantes também foram estimulados a refletirem sobre o desperdício de alimentos, a presença de conservantes nos alimentos e a intoxicação alimentar causada pela presença de microrganismos.
Essa experiência de aprendizagem construída nas aulas de Ciências do Instituto Cecília Meireles foi tão significativa que foi divulgada, em maio de 2024, em um evento de ensino por investigação na Universidade Federal de Minas Gerais, que tem, como um dos objetivos, compartilhar estratégias de ensino que tenham a investigação como princípio, que incentivem o protagonismo estudantil e oportunizem uma alfabetização científica de qualidade.
Por Andrea Lima Alves Ruislan – Professora de Ciências e Biologia