Nossa Proposta Pedagógica

Educação Infantil

Tendo por suporte a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Plano Curricular do Instituto Cecília Meireles enfatiza:

• a construção da autonomia e da identidade;

• as diversas formas de linguagem, representação e expressão;

• os conhecimentos acerca do mundo físico e cultural.

Na Educação Infantil, os seguintes Campos de Experiência são trabalhados no seu dia a dia: O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

• Língua Estrangeira – Inglês – A aquisição de um novo idioma deve acontecer de forma natural, mas significativa. O Instituto Cecília Meireles oferece, a partir do Maternal 3, o ensino da Língua Inglesa através de um programa bilíngue com a Cultura Inglesa, usando atividades que favoreçam o desenvolvimento do vocabulário oral e escrito.

• Pensamento Computacional – Nossos alunos têm, a partir do 1º Período, aulas semanais de Pensamento Computacional.

• Educação Física – Em quadras poliesportivas, são promovidas atividades, a partir do Maternal 3, com o objetivo de desenvolver habilidades corporais e incentivar a participação de seus(suas) alunos(as) em jogos, em várias modalidades esportivas e na OLICEM – Jogos Esportivos, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Ensino Fundamental

O Plano Curricular do Instituto Cecília Meireles inclui:

• Pensamento Computacional – nossos alunos participam, a partir do 1º Período, de aulas semanais de Pensamento Computacional em uma sala de aula que propicia um aprendizado transformador com muita diversão. Com isso, além de aplicar conhecimentos tecnológicos para resolver questões úteis de seu dia a dia, os alunos desenvolvem valores essenciais como colaboração e compartilhamento de ideias através de projetos interdisciplinares e trabalhos em equipe.

• Filosofia / Educação Socioemocional – Dentre os diversos objetivos, destacam-se: criar condições para o desenvolvimento do pensar; criar situações para o diálogo investigativo; promover o processo de construção coletiva do conhecimento; cultivar as habilidades de pensamento através da essência do diálogo, da cooperação, da troca de informações mútuas e do confronto de pontos de vista divergentes; propiciar o avanço do debate para o exercício da cidadania e do respeito ao bem comum.

• Educação Física – Em suas quadras poliesportivas, são promovidas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades corporais e incentivar a participação de seus(suas) alunos(as) em várias modalidades esportivas e jogos esportivos escolares, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

• Arte – As atividades de Arte, no Instituto Cecília Meireles, possibilitam o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e da imaginação dos alunos, integrando diversas formas artísticas em seus projetos. Assim, a Escola realiza um trabalho pedagógico de Arte voltado para as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

• Língua Estrangeira – Inglês – A aquisição de um novo idioma deve acontecer de forma natural, mas significativa. O Instituto Cecília Meireles oferece, aos alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, o ensino da Língua Inglesa através de atividades que favoreçam o desenvolvimento do vocabulário oral e escrito.

• Educação Ambiental – Trabalhada em todos os conteúdos, o Instituto Cecília Meireles tem, como proposta, oferecer meios efetivos para que seus alunos compreendam os fatos naturais e humanos a esse respeito, adotem posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva, responsável, criativa e respeitosa consigo mesmo e com o seu meio.

• Valores Humanos, Ética e Cidadania – Em nossa prática cotidiana, priorizamos o respeito, a justiça, o diálogo, diferenças, com o objetivo de alcançar harmonia na vida em sociedade.

Pensamento Computacional

O ensino do Pensamento Computacional pode ter reflexos em outras disciplinas e até mesmo na autoestima dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em equipe.

O currículo da Mind Makers traz projetos especialmente concebidos para os alunos exercitarem, na prática e de modo integrado, conhecimentos que adquiram no ensino regular, de disciplinas como geografia, história, língua portuguesa e ciências, além é claro da matemática – tudo de modo adequado para sua faixa etária.

Com isso nossos alunos adquirem uma visão concreta e panorâmica de assuntos abstratos do ensino regular, absorvendo conteúdos com maior profundidade e satisfação.

Alguma Dúvida?
Entre em contato com a gente

ou pelos telefones

Unidade Santo Agostinho

(31) 3337-8774

Unidade Castelo 1

(31) 3070-8774

Unidade Castelo 2

(31) 3090-8774