O Instituto Cecília Meireles adota, como eixo de sua proposta curricular, o desenvolvimento de capacidades do(a) aluno(a), processo em que os conteúdos curriculares atuam como meios para a aquisição e desenvolvimento dessas capacidades, tendo em vista a sua formação ampla.

Pretende-se que o(a) aluno(a) do Instituto Cecília Meireles, em um processo interativo, possa ser sujeito de sua própria formação, mediado pelo(a) professor(a).

O Instituto Cecília Meireles cria, em sua prática, condições para que o aluno desenvolva suas capacidades e aprenda os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade, para produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

O Instituto Cecília Meireles tem, como meta primordial, o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual e a formação integral da criança em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, social, físico e moral.

Dentro das diferentes áreas do conhecimento, são desenvolvidos os conteúdos de Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Artes, Educação Física. Além do trabalho com estes objetos do conhecimento, são integradas à proposta educacional, as questões sociais, através dos temas transversais como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Pluralidade Cultural.

 

Tendo por suporte o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o Plano Curricular do Instituto Cecília Meireles enfatiza:

• a construção da autonomia e da identidade;

• as diversas formas de linguagem, representação e expressão;

• os conhecimentos acerca do mundo físico e cultural.

Na Educação Infantil, as seguintes áreas do conhecimento são trabalhadas no seu dia a dia: Jogos, Arte, Língua Portuguesa, Iniciação à Matemática, Linguagem Musical, Movimento, Expressão Corporal, Natureza e Sociedade.

Língua Estrangeira – Inglês – A aquisição de um novo idioma deve acontecer de forma natural, mas significativa. O Instituto Cecília Meireles oferece, aos alunos do 1o e 2o Período da Educação Infantil, o ensino da língua inglesa através de atividades que favoreçam o desenvolvimento do vocabulário oral e escrito.

ensino_infantil

O currículo do Ensino Fundamental possui uma base comum nacional e uma parte diversificada em sua composição, para atender as necessidades, as possibilidades e as peculiaridades locais.

ensino_fundamental

O Plano Curricular do Instituto Cecília Meireles inclui:

Informática – As atividades desenvolvidas nas aulas de Informática têm os seguintes objetivos: trabalhar com o computador como instrumento de apoio à aprendizagem, de modo a despertar a criatividade e a imaginação; desenvolver o aprendizado técnico, através do convívio com a máquina, a partir de programas integrados aos conteúdos disciplinares (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História etc.).

Filosofia – Dentre os diversos objetivos, destacam-se: criar condições para o desenvolvimento do pensar; criar situações para o diálogo investigativo; promover o processo de construção coletiva do conhecimento; cultivar as habilidades de pensamento através da essência do diálogo, da cooperação, da troca de informações mútuas e do confronto de pontos de vista divergentes; propiciar o avanço do debate para o exercício da cidadania e do respeito ao bem comum.

Educação Física – Em duas quadras poliesportivas, são promovidas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades corporais e incentivar a participação de seus(suas) alunos(as) em jogos, em várias modalidades esportivas e na olimpíada escolar, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

Arte – As atividades de Arte, no Instituto Cecília Meireles, possibilitam o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e da imaginação dos alunos. Os conteúdos de Arte no Instituto Cecília Meireles garantem a presença das diversas formas artísticas em seus projetos. Assim, a Escola realiza um trabalho pedagógico de Arte voltado para as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Língua Estrangeira – Inglês – A aquisição de um novo idioma deve acontecer de forma natural, mas significativa. O Instituto Cecília Meireles oferece, aos alunos do 1o e 5o Ano do Ensino Fundamental, o ensino da língua inglesa através de atividades que favoreçam o desenvolvimento do vocabulário oral e escrito.

Educação Ambiental – Trabalhada em todos os conteúdos, o Instituto Cecília Meireles tem, como proposta, oferecer meios efetivos para que seus alunos compreendam os fatos naturais e humanos a esse respeito, desenvolvam suas potencialidades, adotem posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva, responsável, criativa e respeitosa consigo mesmo e com o seu meio.

Valores Humanos, Ética e Cidadania – Em nossa prática cotidiana, priorizamos o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade, a compreensão e a aceitação das diferenças, com o objetivo de harmonizar a vida em sociedade.