
Segundo a BNCC, o período de adaptação é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Dessa adaptação, dependem a consolidação de uma relação de confiança, num ambiente seguro e acolhedor, e a construção das condições adequadas para que as crianças possam interagir e explorar o ambiente com autonomia.
O processo da adaptação escolar das crianças do Ensino Infantil no Instituto Cecília Meireles acontece de maneira gradativa, observando as particularidades de cada criança, em parceria diária com a família. A equipe pedagógica prepara-se de maneira muito especial para essa nova etapa, pois o início escolar deve ser vivenciado de forma leve e segura, respeitando o ritmo e as diferentes necessidades de cada criança.
É o momento em que a criança está saindo do ambiente familiar, espaço que já conhece e confia, para vivenciar novas emoções, situações de aprendizagens e integrar-se a um novo grupo social com muitas descobertas, novos adultos e novos colegas.
É natural que nos primeiros dias, as crianças manifestem insegurança durante os primeiros contatos com este novo universo. Por isso, a parceria da família e um acolhimento efetivo e cuidadoso do(a) professor(a) são fundamentais para o equilíbrio e o sucesso de todo o processo. Algumas vezes, durante a adaptação escolar, podem acontecer algumas mudanças no comportamento das crianças, como alterações no apetite e no sono, reações naturais desse processo de iniciação escolar. Com o passar dos dias, à medida que a criança adapta-se ao ambiente, a sua rotina voltará naturalmente.

O seu mundo está se ampliando e isso deve acontecer com segurança e carinho. Nos primeiros dias da adaptação da criança, um adulto de sua referência deve acompanhá-la de perto durante a exploração do espaço, nas primeiras socializações ao lado da professora e da equipe pedagógica, por cerca de uma hora e meia de permanência na escola.
Com o passar dos dias, à medida que a criança vai criando laços de confiança com seu entorno e com os profissionais, manifestando interesse pelo espaço e socializando de forma mais segura, esse adulto de sua referência afasta-se de maneira gradativa, seguindo as orientações da coordenação pedagógica.
O adulto que acompanha a criança neste processo permanece nesta etapa em um outro espaço da escola, e a criança mantém-se em convivência lúdica com os pares, nos diversos outros espaços da escola, em companhia da professora, da monitora de sala e de outros profissionais da equipe. O adulto referência é convidado a aproximar-se sempre que sua presença for importante para que a criança se sinta segura e acolhida neste espaço de socialização. O tempo de permanência de cada criança na escola vai aumentando gradativamente, tendo como suporte a família, o olhar atento e sensível da equipe pedagógica, que observa carinhosamente o ritmo natural de cada criança para que, com estímulos, a adaptação seja consolidada de forma tranquila. Não há um prazo específico para consolidar a adaptação. Cada criança é única, possui suas características próprias e mostrará, com as suas atitudes e emoções, como caminhará o seu processo até que permaneça, com segurança, o tempo integral, em seu turno de estudo, com os seus pares e professores.
Uma adaptação bem planejada pela escola, com o apoio e a confiança da família, é ferramenta fundamental para um início de uma escolarização tranquila, acolhedora, com ricas descobertas, e interações sociais afetivas
Acompanhe nosso trabalho e conheça a nossa escola
Quer saber mais sobre o nosso trabalho e como tornamos esse processo ainda mais especial para cada criança? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos sobre educação infantil e adaptação escolar. E se quiser conhecer melhor o Instituto Cecília Meireles, entre em contato e agende uma visita. Estamos prontos para receber você e sua família!
Por Solimar Rodrigues – Coordenadora Pedagógica Infantil
Uma resposta
Solimar trazendo a experiência, o amor e a dedicação para um momento tão especial na vida dos pequenos e das famílias.
Adorei a leitura! ❤