BELA ARTE 2025: AUTORAS QUE INSPIRAM É O TEMA DESTA EDIÇÃO

Um evento que promete inspirar e emocionar pais, familiares e toda comunidade escolar para uma imersão em obras que marcaram a literatura e que continuam nos inspirando, desafiando fronteiras e despertando nossa imaginação.

No dia 26 de abril, sábado, nas unidades Santo Agostinho e Castelo 1 do Instituto Cecília Meireles, os espaços da escola se tornarão verdadeiras galerias de arte em mais uma edição da nossa Bela Arte.

Como parte do Projeto Histórias que inspiram, valores que transformam, neste ano, trabalharemos com o tema: AUTORAS QUE INSPIRAM, abordando escritoras que marcaram a literatura com sua criatividade, sensibilidade e resistência, influenciando gerações de leitores. Além disso, a escolha do tema reforça a relevância da literatura na vida das crianças, incentivando a valorização das várias perspectivas e estilos. 

As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais – apresentarão releituras de textos de escritoras, como Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina, Malala, Ruth Rocha, Roseana Murray, Eva Furnari, entre outras. Ao destacar essas autoras, a Bela Arte / 2025 promove, não apenas o reconhecimento de grandes nomes da literatura, mas, também, inspira novas vozes a explorarem o poder das palavras como forma de expressão, transformação social e arte.

Com grande expectativa para receber mais de 2500 pessoas nas duas unidades durante mais de 5 horas de evento, as professoras e suas turmas têm trabalhado, em parceria com as Coordenadoras Pedagógicas, para garantir um evento incrível.

“A Bela Arte do ano passado foi um momento inesquecível, repleto de criatividade e trocas significativas. Tivemos a alegria de acompanhar, de perto, cada etapa do processo, vendo os alunos se expressarem com liberdade e envolvimento. Neste ano, o Projeto Institucional “Histórias que inspiram, valores que transformam” ganha ainda mais força com o tema “Autoras que inspiram”. Nosso objetivo é valorizar não só as obras dessas autoras, mas também os valores que elas trazem em seus escritos, como empatia, coragem, resistência e sensibilidade. A expectativa é que os alunos mergulhem nessas histórias, se inspirem nas trajetórias dessas autoras e encontrem novas formas de expressar seus sentimentos, ideias e sonhos por meio da arte. Estamos confiantes de que teremos mais uma mostra emocionante, cheia de significado e representatividade.”

Kele Gonçalves e Luana Figueiredo

“Todos os anos a escola se enche de cor, criatividade e significado com a realização do evento Bela Arte, uma exposição artística que valoriza a expressão infantil por meio da transformação de sucatas em belíssimos trabalhos. No ano passado, o tema foi inspirado nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), proporcionando uma fantástica reflexão sobre questões urgentes para o planeta e a sociedade. As produções das crianças emocionaram e surpreenderam pela sensibilidade e consciência demonstradas. 
Neste ano, as expectativas estão ainda maiores com o tema: “Histórias que inspiram, valores que transformam”. As crianças estão mergulhadas nesse universo mágico, encantadas com personagens, tramas e descobertas, além de conhecerem autoras de referência que enriquecem ainda mais a experiência. Certamente, será mais uma edição encantadora!

Ariane

“A arte é um instrumento imprescindível para a identificação cultural e o desenvolvimento criador do indivíduo. Através da arte é possível desenvolver a imaginação e a percepção. Estou no Cecília desde a primeira Bela Arte, e a minha percepção sobre os processos artísticos das crianças é que, quanto mais a escola se empenha na busca de alinhar os conteúdos às práticas artísticas, mais as crianças se tornam pessoas sensíveis, acolhedoras, solidárias, participativas na comunidade escolar. A arte transforma. O nosso evento, esse ano, tem a sensibilidade artística com os encantos das histórias, que juntas, tocarão o coração de todos.”

Maize Borges

“A expectativa é grande!
A Bela Arte promete ser um espaço de criatividade, expressão e valorização do talento artístico de cada um. Mais do que uma simples apresentação, a Bela Arte representa a união da escola em torno da cultura, da sensibilidade e do olhar artístico. É uma oportunidade única de mostrar o que aprendemos, o que sentimos e o que sonhamos. É incrível poder fazer parte de algo que valoriza nossa criatividade e nos dá liberdade para nos expressarmos. A Bela Arte vai ser uma chance de brilhar, aprender e também se emocionar com o talento dos alunos. A escola se enche de cor e de luz, a Bela Arte vem aí, e com ela, a beleza que há em todos. Prepare-se para um mergulho no universo da criatividade!
Nossa escola vai se transformar em uma galeria viva, e a arte vai falar alto – e o melhor: com a nossa voz!
Contamos com você para fazer desse momento algo inesquecível!”

Cristiane Rajão

Além das exposições dos trabalhos, o Instituto Cecília Meireles convida todas as famílias e a comunidade escolar a se unirem à TROCA SOLIDÁRIA durante a BELA ARTE / 2025. A iniciativa consiste na doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, onde o participante ganha uma lembrança feita pelos alunos, ajudando a espalhar o espírito de solidariedade e cuidado por quem mais precisa.

A edição de 2025 da Bela Arte contará também com a “Feira do Livro”, parceria com a Risque e Rabisque Papelaria, além da venda de deliciosos lanches para toda a família.

Mais do que um evento cultural, o Bela Arte é uma experiência formativa, que valoriza o protagonismo das crianças, a sensibilidade artística e o poder transformador da palavra.

Participe conosco de mais uma edição que tem tudo para ser inesquecível.


Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais