ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS: O USO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA


A experimentação no Ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico e da curiosidade dos alunos. Por meio de atividades práticas, os estudantes têm a oportunidade de observar e investigar fenômenos, testar hipóteses e entender conceitos teóricos de maneira concreta. Isso não só fortalece a compreensão dos conteúdos, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

Pensando nisso, o trabalho desenvolvido com a 1ª Série do Ensino Médio abordou a utilização da metodologia ativa Rotação por Estações, com atividades práticas para ensino-aprendizagem de Modelos Atômicos.

A escolha dessa atividade partiu da vontade de desenvolver uma aula mais dinâmica, interativa e participativa, promovendo a construção do conhecimento de forma mais significativa. Ao utilizar a Rotação por Estações, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diferentes recursos e atividades em cada estação, o que estimulou a curiosidade, a criatividade e a autonomia deles.

No contexto dos Modelos Atômicos, a Rotação por Estações permitiu aos alunos realizarem experimentos simples para observar fenômenos que evidenciam as teorias de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, de forma a proporcionar uma vivência mais próxima da realidade dos cientistas e a possibilitar a construção do conhecimento por meio da experimentação e da interação.

A atividade consistiu em 5 (cinco) estações que tinham os seguintes títulos: * ESTAÇÃO 1 – Representando Moléculas com Esferas e Hastes;

* ESTAÇÃO 2 – Eletrização por Atrito;

* ESTAÇÃO 3 – Simulador: Espalhamento de Rutherford;

* ESTAÇÃO 4 – Teste de Chama;

* ESTAÇÃO 5 – MODELO ATÔMICO ATUAL.

Na estação 1, os alunos usaram o modelo de bolas para entender o modelo atômico de Dalton; na estação 2, fizeram a eletrização por atrito com balões e canudos, para relacionar com o modelo atômico de Thomson; na estação 3, reproduziram a experiência de Rutherford com o uso de um simulador no tablet; na estação 4, com o auxílio da professora, os alunos realizaram a experiência do Teste de Chama e utilizaram o espectroscópio, para compreensão dos postulados de Bohr; na estação 5, eles conheceram o modelo atômico atual acessando um QR Code para um vídeo no YouTube.

A metodologia Rotação por Estações utilizada neste trabalho contemplou vários estilos de aprendizagem: visual, auditivo, sinestésico e, também, de leitura e escrita, além do uso de recursos tecnológicos. Dessa forma, com a aplicação de recursos variados, o aluno, motivado pelo seu protagonismo, pôde aprender os conceitos envolvidos no estudo de modelos atômicos sob perspectivas diferentes, otimizando o aprendizado.

O sucesso desse trabalho foi apresentado, no dia 22 de junho de 2024, em um evento realizado no COLTEC/UFMG, que tinha como objetivo a divulgação de trabalhos realizados por professores e, também, o aperfeiçoamento de práticas em um workshop de experimentação no Ensino de Química.


Por ALINE CHEIN – professora de Química do 6º ao 9º ano

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